Cultura

O maior evento cultural de Ivoti vai começar: 38ª Feira do Livro inicia nesta quarta-feira

21 de Setembro de 2021

Ivoti – Reinventar a criatividade e incentivar a literatura de forma educativa é o objetivo da 38ª Feira do Livro de Ivoti que começa nesta quarta-feira, dia 22, e segue até o dia 24 de outubro. Com o tema “Novos horizontes através da leitura”, a edição envolverá 10 escritores e 2 contadores de histórias, e será realizada de forma híbrida.

Conforme a diretora de Cultura, Marines Teckemeier, em função da Pandemia, optou-se por realizá-la também de forma virtual, com a participação de diversos escritores que farão a sua interação com os alunos e a comunidade através de vídeos que serão disponibilizados para todos por meio da internet. “Vídeos de interação entre o escritor e leitor foram cuidadosamente planejados. Palestras para professores e comunidade estão disponíveis para o acesso através do QRCode inserido no folder de divulgação. Livrarias da cidade estão engajadas no evento para que todos possam adquirir exemplares para as pessoas especiais”, conclui.

A Feira

Online: através do canal no Youtube.com/prefeituradeivoti estarão disponibilizados vídeos sobre as obras e a vida dos escritores, palestras sobre a importância da leitura e motivacionais a partir de livros específicos, além de contação de diferentes histórias que poderão ser assistidos pelos alunos, pelos professores e pela comunidade durante o evento.

Presencial: intervenções literárias nas EMEFs, EMEIs, centro e empresas, nas Praças Neldo Holler e Concórdia atividades culturais e literárias, contação de histórias no Núcleo de Casas Enxaimel e Caravana Literária nas ruas da cidade.

A secretária de Educação, Cristiane Spohr, destacou a importância de manter o espírito do evento vivo. “É uma pena ainda não podermos fazer a Feira do Livro presencial igual aos anos anteriores, mas é um movimento importante. Precisamos muito da arte e da cultura, e desta forma, vamos engrandecer e valorizar essas pessoas que trabalham construindo nossa história”, pontuou.

Patrono da Feira: André Neves

O escritor e ilustrador André Neves, nascido em 10 de outubro de 1973 na cidade de Recife, teve seu primeiro trabalho como ilustrador no ano de 1997 no livro “O Dente de Leite”, já como autor sua estreia foi mais tardia, ocorrendo em 2000 com o livro “Seca e Mestre Vitalino”. Contando com uma vasta bibliografia, André Neves é autor de títulos como “Manu e Mila”, “Iberê Menino”, “Tra le nuvole” e “Maria Peçonha”. Conquistou diversos prêmios, como por ilustração de Livro Infantil ou Juvenil pela obra “Tom”. O autor atua ainda na área do Design, com trabalhos voltados à literatura e ao estímulo da leitura. Ministra oficinas e palestras fazendo contribuições importantes para o fomento da leitura.

Confira a programação presencial:

22/09 Caravana Literária – Teatro Luz e Cena – Ruas da Cidades – 17h30min

25/09 – O Auto da Compadecida – Drive-in – Núcleo de Casas Enxaimel – 19h

24/09 a 06/10 – Leitura Viva – ParaNóia Produções – EMEIs e EMEFs

24 a 09/10 – Herta com com Fusca – Curto Arte Produções – Centro e Empresas

10/10 – Bagunça Literária – Praça Concórdia – 15h

17/10 – Contação de Histórias com a Herta – Núcleo de Casas Enxaimel – 15h

24/10 – Sarau Literário e Música – Encerramento da Feira – Praça Neldo Holler - 15h

Realização: Prefeitura de Ivoti

Patrocínio: Sicredi